São Paulo: Localização de ônibus em tempo real já está disponível

Mais uma demonstração do que o GPS e GIS são capazes.

A SPTrans disponibilizou nesta terça (26/3/2012) um aplicativo no site http://olhovivo.sptrans.com.br que permite o acompanhamento em tempo real da localização dos ônibus além do tempo praticamente exato para a chegada do mesmo até sua localização.

O funcionamento do Olho Vivo é bem simples. Basta entrar no site e selecionar uma das opções da tela inicial. Um dos mais interessantes é o De olho na linha, onde o usuário tem acesso ao trajeto percorrido pelos ônibus e a localização deles no mapa. Tudo é possível graças aos aparelhos de GPS instalados nos veículos da cidade.

     Na seção De olho no ponto, a SPTrans informa o horário dos próximos ônibus que chegarão ao ponto em que você está, mas o recurso funciona apenas em corredores de ônibus. O De olho na via é a página clássica que mostra a velocidade média dos principais corredores — geralmente não é muito alta.

    De acordo com o diretor de Tecnologia da SPTrans, Maurício Lima Ferreira, a previsão de acerto dos horários de chegada dos ônibus é de 96%, com tolerância de cinco minutos. O sistema deve informar o horário exato em 67% dos casos, com uma ajudinha da conexão por fibra óptica presente em alguns corredores de ônibus.

 

Fonte: Gizmodo Brasil e tecnoblog.net

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *