RBMC – Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS

A RBMC é Conjunto de estações geodésicas, equipadas com receptores GNSS (Global Navigation Satellite Systems) de alto desempenho, que proporcionam, uma vez por dia ou em tempo real, observações para a determinação de coordenadas, ou transporte de coordenadas. Ista informação é usada em software de processamento de levantamentos GPS como bases para melhorar a precisão das observações, pois serve para “amarrar” seus pontos ao sistema geodésico com coordenadas muito bem definidas.

IBGE: A RBMC está disponibilizando desde o dia 01/01/2020, arquivos com intervalo de rastreio de 1 segundo no formato RINEX 3. Informações detalhadas sobre a publicação e instruções para a edição destes dados são encontradas abaixo em Informações sobre dados com 1 segundo. Os dados com intervalo de rastreio de 15 segundos nos formatos RINEX 2 e RINEX 3 de todas as estações da RBMC, continuam sendo disponibilizados da mesma forma, sem alterações, na compactação HATANAKA, e no formato RINEX 3, somente para as estações com equipamentos multiconstelação.

Baixar os dados

Recentemente o IBGE colocou um sistema para baixar os dados no qual é preciso fazer um cadastro. Para acessar os dados da RBMC, clique aqui e cadastre-se

Veja onde estão cada estação RBMC para escolher a mais próxima do seu local
Abrir em Mapa Interativo

Baixar o local das bases em Shapefile

PDF: https://geoftp.ibge.gov.br/informacoes_sobre_posicionamento_geodesico/rbmc/cartogramas/RBMC_2017.pdf

Eucalipto GPS Antena Silvicultura
GPS coletando dados
Gostou? Compartilhe

One Comment on “RBMC – Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *