Sistema de Gerenciamento de Herbários Brasileiro e Gratuito: Conheça o Nature 4.0

O Sistema Nature 4.0 é distribuído gratuitamente. É um sistema destinado a organizar e controlar coleções científicas de plantas (herbários), sementes, amostras de madeira, de frutas, árvores matrizes, fungos, líquens, musgus, algas, orquídeas dentre outros usos. O Nature é uma alternativa brasileira de produção nacional ao gerenciador de coleções BRAHMS

O projeto

Infelizmente o projeto “Sistema Nature” teve de ser interrompido por falta de verbas e o software não é mais atualizado e não possui suporte.

Ao longo destes 8 anos de existência, desde a publicação do projeto na Revista Brasileira de Biociências via 57o Congresso de Botânica de Gramado em Novembro de 2006, foram mais de 15 mil downloads cadastrados em 12 países (apenas enquanto o projeto ficou hospedado nos servidores da UFSM e conseguíamos rastrear os downloads).
Diversas instituições e pessoas do mundo todo, principalmente dos países de língua portuguesa baixaram, testaram, utilizaram e ainda utilizam o software (os criadores estimam uma taxa de adesão superior a 60%). Por isto eles colocaram o projeto para download gratuito para quem quiser utilizar.

Algumas telas do sistema

Veja mais telas aqui

Video tutorial


Download gratuito

Aqui voce encontrará links para downloads de todas as versões, material, fórum de discussão, etc.
Fique a vontade e contribua. Deixe sua mensagem nos comentários abaixo com suas sugestões e pedidos para análise da equipe. 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *