IBGE lança correção em tempo real para GPS de Navegação

O IBGE lança hoje (6 de maio) um serviço gratuito que, pela primeira vez, vai permitir a obtenção, em tempo real, de coordenadas (latitude, longitude e altitude) de melhor qualidade por usuários de equipamentos de GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) que possuam acesso à internet sem fio.
Chamado de RBMC-IP, o serviço consiste na transmissão em tempo real, pela internet, das observações coletadas em 26 das 60 estações GPS de operação contínua espalhadas pelo território nacional, pertencentes à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC), mantida pelo IBGE. Ao utilizá-lo, um usuário que esteja em terra ou no mar poderá melhorar em dez a cem vezes a precisão do conhecimento da sua posição em relação àquela fornecida pelo GPS sozinho. Para tanto, além da internet sem fio, o usuário deverá ter, em seu equipamento GPS (ou um notebook, ou um PDA conectado ao equipamento GPS), um software que aplique as correções oriundas das estações de referência (RBMC) e possibilite a obtenção de coordenadas mais precisas. Deverá também se cadastrar no

https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-sobre-posicionamento-geodesico/rede-geodesica.html

A partir daí, os dados recebidos pelo seu receptor GPS serão combinados com os transmitidos pelo IBGE pela internet, o que permitirá a obtenção de precisões de posicionamento que podem variar de alguns centímetros (no caso do uso da técnica RTK – Relativo Cinemático em Tempo Real1) a alguns decímetros (no caso do uso da técnica DGPS – GPS Diferencial), em vez dos nove metros que são fornecidos pelo GPS sozinho.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *